quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Um “rolezinho” em Berlim


Se no Brasil eu deixei claro meu carinho por Jericoacoara, na Europa o lugar que o coração bateu mais forte, mesmo antes da chegada à cidade, foi Berlim. E o ar estava frio, o céu estava nublado, tudo estava perfeitamente organizado e as pessoas não eram lá muito simpáticas. Era tudo como sempre imaginei. Era a atmosfera que sempre quis conhecer.

Em Berlim eu gostava de caminhar, caminhar e caminhar. E uma dessas caminhadas merece relato. Desde o hostel em que me hospedei até o Tiergarten, convido vocês a fazerem comigo um passeio pela cinzenta e ao mesmo tempo brilhante Berlim.


Conhecida rede de hostels, a St. Cristopher possui filiais em Paris, Praga e Amsterdam, dentre outras. Com preços ótimos, qualidade de serviços excepcional e um ótimo bar na entrada, o hostel merece ser citado.

Começa então nossa caminhada! 


O trajeto começa na Rosa-Luxemburg Straße, onde está localizado o hostel e de lá seguimos até a Karl-Liebknecht Straße. De cara, ao alto, nos deparamos com a Berliner Fernsehturm (aquela torre de radiodifusão gigante). Como fui no inverno, não consegui um dia de céu aberto para subir. Acabei me arrependendo.


Mas o caminho tem muito mais. Logo pertinho da torre você vai se deparar com a Alexanderplatz, uma das praças mais movimentadas e interessantes da cidade, e com a igreja Marienkirche. A igreja é datada de 1292 e tem uma arquitetura bem simplória. Certamente não é das igrejas mais belas da Europa, mas tem uma leveza particular.

Ainda na Karl-Liebknecht Straße, seguimos em direção a Scholoßplatz até chegarmos à minha construção preferida em toda a Europa. Na minha viagem eu conheci muitas igrejas, principalmente na estadia em Roma, mas nenhuma me encantou tanto como a Catedral de Berlim (Berliner Dom). 


Por quê? Eu realmente não sei dizer. Não sei explicar como as formas me fascinam tanto. Sei apenas que fiquei tão perplexo com a beleza da igreja que nunca tive o impulso de me aproximar dela, de entrar. Eu simplesmente parava ao longe, tirava fotos (devo ter 20) e começava a contemplar.



Para tornar a paisagem ainda mais bonita, a igreja tem um belo gramado a sua frente e fica às margens do rio Spree. Logo ao lado também se localizam vários museus, no que se chama Ilha dos Museus . Cinco dos principais museus da cidade se localizam na ilha, mas uma vez que ainda temos muito que caminhar, é melhor deixar a visita para outro dia.

E nossa próxima parada não é menos interessante. Berlim é uma cidade marcada pela história e pelo sofrimento das grandes guerras. E a Neue Wache representa um pouco disso. 


          Já na Unter den Linden, uma das principais avenidas da cidade, o prédio de arquitetura neoclássica tem em seu interior apenas a escultura Mother with her Dead Son, da escultora Käthe Kollwitz. Mas o nome não diz tudo. O peso que a escultura cria no ambiente é algo impressionante. Com a frase “Às vítimas da guerra e da tirania” no chão do prédio, é fácil se emocionar no local.

           Por hora nossa caminhada se encerra. Ainda tem muito mais na Unter den Linden para conhecermos. Vejo vocês no próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário