domingo, 12 de janeiro de 2014

Paris Cult

Viajamos para mudar. Mudar a rotina. Mudar a vida. Mudar de ideias.  Por isso, para mim,  esse blog não será só de relatos, mas principalmente de prazeres.  Espero descrever lembranças de lugares que se tornaram especiais nas minhas idas e vindas, adicionando um tempero especial com a minha paixão gastronômica.

E seria totalmente injusto não começar por onde o coração bate mais forte.  Paris foi o meu primeiro destino em viagem internacional e, com toda a certeza, será o último que terminarei de conhecer.  Enfim, Paris é sempre uma boa ideia.

Minha visão de Paris é menos tradicional e não diferencia muito as atrações turísticas consagradas. Em fatias, buscarei passar o que acho que são verdadeiros achados, locais que definem Paris melhor do que os guias de viagem.  Admito que é um olhar ligeiramente distante das filas  do Museu do Louvre ou para subir na Torre Eiffel,  que tornam a visita menos turística, mas igualmente agradável.

Com isso, minha dica para este post inaugural reside em um lugar para uma agradável caminhada e um para comer bem escondido.

Costumo rejeitar pegar qualquer tipo de transporte público para respirar o ar verdadeiro da cidade. Em Paris, um dos meus roteiros favoritos para caminhadas inicia-se na Notre-Dame , passa pela ponte dos cadeados sobre o  Rio Sena ( Pont des Arts) e termina em uma volta sem fim no bairro hipster de Saint-Germain-des-Près . (Detalhes aqui: ).   É nele que se encontravam e ainda se encontram os cults e cools  da société francesa e ainda fica pertinho da Sorbonne, uma das principais universidades da Europa. A sugestão é não se prender muito a roteiros fixos e caminhar sem um destino definido. O desconhecido é ainda mais bonito em Paris.



O imperdível: Andar sem um mapa na mão e destino certo pelas ruas de St-Germain-des-Près, na margem esquerda do Rio Sena.

Como chegar: Metro. Metro. Metro. Estações-chave:  Saint-Germain-des-Près (M4), St. Michel Notre-Dame (M4).

Onde parar: Lojas, antiquários, galerias, ...

Quanto tempo: 3-4 horas.



 Comida, afinal...

Do outro lado do rio, o restaurante Olio Pane Vino (44, Rue Coquillere, Metro Palais Royal – Musée du Louvre M1 e M7) fica próximo ao Museu do Louvre e serve receitas clássicas italianas em um ambiente romântico e camarada. Possui um cardápio reduzido fixo,  mas destaca-se pelos pratos do dia,  com ingredientes frescos e deliciosos e um dono com francês macarrônico. 

Quando estive lá, pedi de entrada uma salada caprese, mas feita de burrata:



De prato principal, tinha como opção tagliatelli ao pomodoro:


E penne ao molho branco:



A sobremesa foi um tiramissu, que, de tão delicioso, não pude tirar foto para sobrar um pouco pra mim. 

A conta saiu por  menos de 20 euros.

Simples, mas delicioso. Italianíssimo, mas em Paris.





0 comentários:

Postar um comentário