domingo, 16 de março de 2014

O melhor do gourmet

          É bem verdade que há uma vertente da culinária francesa que acaba sendo trop créative e pode desencorajar aquele viajante menos  disposto à novidades. No entanto, essa vontade cultural de criar na cozinha traz, vez ou outra, modificações brilhantes a pratos ou lanches tradicionais.

          A hamburgueria Blend se autoproclama gourmet e , na humilde opinião do Viajante Gourmet, merece todo o barulho que fez na imprensa francesa recentemente como o melhor hambúrguer da capital. Localizada na região entupida de restaurantes próximo ao Louvre e ao centro do Les Halles,  é bem pequena. As receitas mudam constantemente. Na minha visita, provei o sanduíche que tinha queijo camembert derretido, com uma porção de fritas e um cookie de sobremesa por 15 euros. Simplesmente sensacional.  Mais um ponto a favor dos franceses na rivalidade com os americanos.





          Uma das coisas mais interessantes da região da Alsácia, no leste da França, é que, mesmo com tantas trocas de controle político, as tradições de ambos os lados conseguem conviver e às vezes também se unir para criar pratos deliciosos. A flammekueche ou torta flambada é uma mistura de pizza com crepe, sendo que, claro, misturando o melhor dos ingredientes alemães e franceses.




          Se você não puder ir até Estrasburgo na sua próxima viagem (há TGVs que demoram +- 2:30h saindo de Paris), há uma excelente opção para saborear esse prato também na capital francesa.  A rede Flamm’s tem várias filiais espalhadas pela cidade e oferece de sabores mais tradicionais, como o que tem bacon, um creme bechamel e ervas, até sabores mais contemporâneos como o com queijo de cabra e mel. O prato não é caro e sairá na média 10 euros por pessoa e plena satisfação.




0 comentários:

Postar um comentário