domingo, 18 de maio de 2014

Dicas de Buenos Aires

Há sempre um perigo em planejar demais. A viagem mais planejada e mais postergada da minha vida foi para Buenos Aires. E quando tudo deu certo, qual o medo? Não ser nada como esperava. Sonho antigo, Buenos Aires tem ao seu favor a proximidade, os preços das passagens e, graças aos economistas portenhos, as constantes crises cambiais.

Mas preço baixo não justifica viagem. A capital da um dia chamada “Europa da América do Sul” é recheada de atrativos culturais e culinários que fazem jus à quantidade de turistas que passam por lá. E neste ano, finalmente, pude conhecer a capital argentina, comprovar que a viagem vale muito e fazer este post com as mais diversas dicas.



Câmbio

Não troque no Brasil, sob hipótese alguma, mais do que o necessário para as primeiras horas. Tente se informar ao máximo, perguntar a algum amigo ou ao Viajante Gourmet sobre com quem trocar. Sempre vai ter alguém com melhores cotações (inclusive muitos brasileiros). A dica é tentar trocar com alguém com boas recomendações, para não chegar a rua Florida e trocar com a primeira pessoa que você ver. Muitas notas falsas rondam pela cidade.

Transporte

Sempre recomendo conhecer as cidades andando ao máximo (Veja os 10 mandamentos do mochileiro gourmet) . Uma caminha pelos bairros mais ricos da cidade para conhecer um dos inúmeros cafés é uma opção ótima. Mas se o tempo é curto, os táxis são baratos e o metrô é de fácil uso. Tive a necessidade de andar de metrô algumas vezes e sempre foi muito tranquilo. 
 

 É imperdível conhecer 

Casa Rosada

Não deixe de conhecer o Obelisco, Caminito, Teatro Colón, Livraria Ateneu e Puerto Madero. Mas aqui falarei dos lugares que mais gostei, sem ordem de importância.  

Um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires, a Casa Rosada vale a visita. O prédio é muito bonito e a cor realmente chama atenção. Mas eu particularmente me diverti com os cartazes de manifestações, com a calmaria da praça e com a bandeira argentina. Pode parecer exagerado, mas ali parece simbolizar toda a turbulenta política/economia do país.



              La Bombonera

             Se você gosta ou não de futebol. Se seu time já sofreu ou não neste estádio, não deixe de visitar. O Boca é daqueles times com história, cheio de ídolos e de uma torcida apaixonada. Por cerca de 60 pesos, é possível fazer a visita ao museu, uma tour pelo estádio e vivenciar um pouco de tudo isso.


Cemitério da Recoleta

     Aos amantes de história e esculturas, aqui é o melhor lugar de Buenos Aires. Símbolo da riqueza argentina do início do século XX, o cemitério é um legado da ostentação portenha, com os mais belos túmulos que você pode imaginar. A melhor forma de conhecer é pelos tours gratuitos que ocorrem a cada hora, onde são contadas as mais divertidas histórias. 


       Feira de San Telmo

       Acordar domingo pela manhã cedinho e caminhar pelas ruas da feira de San Telmo também não pode faltar. Tente viajar em um final de semana, de forma que não perca esta atração. Local perfeito para comprar lembrancinhas, a feira é um pouco da cultura do país, com muitos artefatos de couro e esculturas da Mafalda. Inclusive, vale aproveitar este dia para visitar a Mafalda e tirar uma foto sentado ao lado dela no banquinho.






                   MNBA - Museo Nacional de Bellas Artes / Floraris Generica

                   Sempre deixei clara minha paixão por museus. Se você tem o mesmo gosto, não deixe de conhecer este. Destaque para a variedade de esculturas de Rodin e algumas pinturas de Degas (a entrada é gratuita). Ao lado do museu, um belo gramado com a escultura Floraris Generica ao centro. Uma boa combinação para um meio de tarde em Buenos Aires. 



               Onde comer

               Comer em Buenos Aires é uma das melhores partes. Se o objetivo é uma boa carne, indico o post que já fizemos sobre o Cabaña Villegas. Ainda no Puerto Madero, recomendo o restaurante El Mirassol. . Se for justo comparar as duas cozinhas, acredito que a carne do El Mirassol seja mais suculenta, embora o serviço completo do Cabanã Villegas tenha me agradado mais.


              Mas a culinária portenha tem muito mais. Empanadas deliciosas, sorvetes e alfajor, claro. Para empanadas, recomendo a rede El Noble e a pastelaria El Progreso. Esta última foi um achado em plena Santa Fe, e servem uma empanada folhada sensacional.


               Para sobremesa visitei a sorveteria Freddo. Com a chegada de grandes gelaterias em São Paulo, a rede não me surpreendeu. No entanto, acho que o sorvete de dulce de leche granizado vale muito a pena. É o grande diferencial.


                Onde ficar

               Na minha visita fiquei no hostel Suites Floridas, na rua Florida. A localização é ótima por ficar próximo a vários pontos turísticos e facilitar conhecer a cidade andando. O hostel é muito limpo e organizado, além de ter ótimo preço. Outro hostel muito bem comentado é o Milhouse, também bem localizado e com bons preços. 

              É isso! Boa viagem e aproveite Buenos Aires! Se sobrar tempo, aproveite e conheça Colonia del Sacramento, do outro lado do rio.

0 comentários:

Postar um comentário