domingo, 6 de abril de 2014

Estádios Europeus

        Dizem que o futebol é das coisas menos importantes da vida, a mais importante. Para os brasileiros, então, nem se fala: a Europa é uma verdadeira Meca para os maiores fãs do esporte mais popular do mundo.

Primeiramente, é importante lembrar que, muito mais do que no Brasil, o futebol na Europa é um negócio. Todos os grandes clubes possuem algum tipo de museu, tour e megastore para atrair visitantes e gerar receitas além da bilheteria dos estádios quase sempre lotados. Com isso, conseguem contratar mais talentos internacionais, atraindo mais fãs e, logo, mais receita.

Então,  ao decidir ir para uma cidade que tem aquele clube especial,  lembre dos mandamentos do mochileiro gourmet e planeje com antecedência.  Saiba logo se haverá algum jogo no período da sua estadia e acesse o site do clube para obter informações quanto ao preço do ingresso. Se der sorte, parabéns, você vai se impressionar. Toda a experiência é muito diferente da vivida no Brasil.

Se der “azar” de não ter como ir ao jogo, também não será de todo o mal. Aproveite e conheça mais sobre bastidores do clube e faça um dos tours. Cada clube oferece algo de especial, mas o roteiro padrão inclui um pequeno museu, quase sempre com flâmulas de clubes brasileiros, visita aos vestiários, bancos de reserva, sala de imprensa, além da oportunidade de chegar bem perto do gramado.

   

AVISO: Principalmente na Inglaterra, é comum ter jogos que nem abrem a venda, pois todos os bilhetes já estão reservados aos sócios. Todavia, não desanime. Mesmo que o jogo conste como lotado no site do clube, é ainda assim possível encontrar ingressos a venda na bilheteria do estádio. Há também empresas legalizadas que revendem ingressos, mas que, obviamente, cobram muito mais do que o preço normal. Sempre veja se há ingressos na bilheteria, antes de pagar  mais caro.

Abaixo, listo e comento alguns dos estádios mais famosos da Europa:

1) Arsenal FC – Emirates Stadium 


Moderníssimo, segue o padrão atual de estádios, e fica bem distante do centro nervoso de Londres. Entretanto, o sistema de transporte público até lá é mais do que eficiente.


Além do padrão de todos os tours, passa pelo restaurante estrelado que funciona em dias de jogos e até pela banheira de hidromassagem dos jogadores.




2) Chelsea FC - Stamford Bridge


É um estádio bem antigo, mas renovado. Está a uma distância andável da região de Knightsbridge (Da loja Harrods).  Costuma ter ingressos, mesmo de última hora, sem cobrar preços abusivos.



3    3)   Manchester United FC - Old Trafford


Manchester não é uma cidade das mais turísticas. Se por um azar do destino, você passar por lá, o "Teatro dos Sonhos" fica ligeiramente afastado, mas alcançável via bonde em 20 min.


Diferenciais do tour são a parte do estádio dedicada à tragédia de Munique e uma simulação da entrada dos jogadores no gramado.




4    4)   FC Barcelona  - Camp Nou


Antigo, mas enorme e bem localizado. Por isso, provavelmente você encontrará ingressos. Todavia, o tour conta com museu e flâmulas de clubes brasileiros.



5    5)   Real Madrid CF – Santiago Bernabeu


Mais moderno que o do rival, mas conta com a mesma facilidade para ingressos. Tour é menos charmoso.



6    6)   Stade de France


Não pertence a nenhum clube, mas traz todo o trauma da final de 98. Só abriga grandes jogos, mas sistema de venda online é muito eficiente. Localização ruim, mas alcançável com o mesmo trem que vai para o Aeroporto Charles de Gaulle.




0 comentários:

Postar um comentário